Existem tipos de drones diferentes? Para que cada um deles serve?


Os mais comuns

Existem três tipos mais comuns de drones ou VANTs. Acima estamos mostrando dois deles, o asa fixa que gasta muito menos energia pois sua sustentação, como o nome diz, é dada pelas asas, fixas. O motor neste caso gera movimento, o ar se desloca e a sustentação é gerada. Pode percorrer grandes distâncias dependendo da configuração ou voar bastante tempo.

O Multirotor se popularizou com o Phantom da DJI, mas existem diversas configurações, entre elas 6 motores, 8 motores, 16 motores, etc. Os motores não precisam estar em um círculo. Podem estar em qualquer formato, mas o que se procura é facilidade de transporte. São em geral muito fáceis de pilotar e a sustentação é dada pelo conjunto de motores controlados por um sistema eletrônico, mais os inputs do controle remoto. Como possuem a capacidade VTOL e são bem estáveis, são a opção principal para carregar câmeras e outros objetos sem grandes deslocamentos do ponto de decolagem.




O alternativo


Abaixo temos o terceiro tipo que é um helimodelo com uma câmera acoplada. Para uso comercial não tem sido a escolha principal dos produtores, mas possui algumas vantagens bem interessantes como grande aceleração e velocidade, mesmo carregado, além da possibilidade de gerar empuxo para cima. Um revés é não possui uma imagem tão livre de vibrações, mesmo com sistemas eletrônicos de estabilização.


A novidade


Recentemente, especialmente para facilitar alguns usos profissionais, surgiu um novo tipo de VANT que é o híbrido. Ele possui características de multirotores e de asas fixas ao mesmo tempo. Pousa e decola na vertical, mas voa sustentado principalmente pela sua asa fixa, o que economiza energia conforme abaixo. Pode-se montar um baseado na arquitetura aberta do Ardupilot.

Você gostou deste artigo?

Se sim, poste uma mensagem no nosso Facebook, no Blog da empresa (abaixo) ou no LinkedIn. Se não gostou, comente! Sempre podemos melhorar!

Coloque o link da nossa página www.skyvideobrasil.com no seu site ou compartilhe no Facebook ou LinkedIn, e ganhe descontos nos nossos cursos! Preencha o formulário de contato informando seu site, onde está o link, seu email e dados de contato que enviamos o código promocional e ficamos à disposição para mais esclarecimentos. 

Comments

comments