Existe algum lugar que é proibido voar com drones?

Sim, claro. Todos, exceto os locais liberados! A pergunta correta é exatamente o contrário. Existe local permitido?

Segundo a Constituição Federal de 1988, Seção IV, Art. 46 fica claro que quem pode dispor sobre o espaço aéreo é a União e, dentro dela o DECEA é o órgão responsável pela sua regulamentação. A regulamentação específica emitida pelo DECEA é a ICA 100-40 que pode ser acessada neste link.

Independente do DECEA, você precisa homologar seu rádio para uso próprio, e quem regula radiofrequência no Brasil é a ANATEL. O SGCH (Sistema de Gestão de Certificados e Homologações) pode ser utilizado para tal fim, desde que os pre-requisitos de seu rádio atendam às normas brasileiras.

Por fim, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) deve certificar seu aparelho para uso.

Complicado, né? Bom, não aconselho a trabalhar fora das normas, então aqui vão minhas dicas.

1) Se você quer brincar e voar é seu hobby, procure um local específico E PERMITIDO, para que sua diversão não seja a tragédia de alguém, como do triste artigo.

2) Se você quer utilizar seu drone profissionalmente, SIGA TODAS AS NORMAS EM VIGOR, conforme mencionado anteriormente. Acesse e decore a ICA 100-40, novamente apresentada por este link.

3) Independente do seu uso, procure fazer um curso sobre pilotagem de drones. Não são difíceis de pilotar, mas tem MUITAS pegadinhas. Muitas pessoas perderam o equipamento no primeiro voo…. A SkyVideo Brasil possui treinamentos para amadores e profissionais, mas existem outras empresas muito boas também. Procure na internet e veja as referências. Muitos acham que ler o manual é suficiente para pilotar e ensinar, NÃO É!

Experiência é tudo e lembre-se, voar profissionalmente é completamente diferente de voar como amador. Por melhor que seja o piloto amador, sua preocupação está voltada para o hobby e não para as demandas e dificuldade impostas a ele. Ambientes de trabalho muitas vezes são extremamente desconfortáveis, perigosos (a decolagem pode acontecer em locais onde há animais peçonhentos, por exemplo), de difícil acesso (ambiente fabril, lavouras, montanhas, etc.) e com muitas distrações reais (alarmes, solicitações imprevistas, mudança de planejamento, etc). Aprender a trabalhar nestas condições requer muita dedicação e treinamento.

4) Voe baixo! Preste atenção ao ambiente onde está! Voe longe de pessoas, animais, cabos, fios e torres, edificações! Torres de transmissão elétrica e de telecomunicações representam grandes perigos para Veículos Remotamente Pilotados, além da água que reduz muito o alcance do seu rádio (mares, rios e lagos).

Você gostou deste artigo?

Se sim, poste uma mensagem no nosso Facebook, no Blog da empresa (abaixo) ou no LinkedIn. Se não gostou, comente! Sempre podemos melhorar!

Coloque o link da nossa página www.skyvideobrasil.com no seu site ou compartilhe no Facebook ou LinkedIn, e ganhe descontos nos nossos cursos! Preencha o formulário de contato informando seu site, onde está o link, seu email e dados de contato que enviamos o código promocional e ficamos à disposição para mais esclarecimentos. 

Comments

comments