Qual o problema de se usar drones para recreação?

Já esclarecemos diversas questões sobre drones em nossos artigos, também falamos sobre as vantagens e desvantagens desses equipamentos para a sociedade [leia o artigo neste link]. Agora vamos entender o risco para o indivíduo, como os drones afetam cada um de nós, positivamente ou negativamente.

Acompanhando ou não o que escrevemos, a ideia é sempre a mesma. O problema das criações humanas esta cada vez menos nelas em si, e mais em quem as opera. Pensando bem, exceto para os corretores ortográficos de celular, que foram criados para gerar conflitos, isso sempre foi uma verdade!

Uma drone bem produzido, com manutenção adequada, operada por pessoas ciente dos riscos e das condições de operação, certamente irá funcionar corretamente e não irá prejudicar ninguém.

O interessante é que quanto mais eficaz uma tecnologia, maior a dicotomia entre risco e resultado da mesma. Um bom exemplo é o uso da fissão nuclear, que usada corretamente gera energia limpa, por muito tempo e em grande quantidade mas, se usada incorretamente gera rejeitos, mortes e tristeza. É um bom sinal para os drones, que já nascem gerando preocupação, indicando uma utiidade muito grande também!

Qual o risco de acidente?

Depende é minha palavra preferida, mas nessa pergunta não vou demorar muito. Numa escala de 0 a 10, se você é treinado e o drone estiver em ordem (com manutenção, revisão, checks de voo, etc.), o risco é 2. Se você não for treinado, 80 mil (a chance de algo dar errado é quase 100%). Cheque os cursos da SkyVideo Brasil ou outra empresa especializada, mas não deixe de fazer seu próprio treinamento.

Ah, mas o meu drone tem sensor anti-colisão até pra alma penada! Que legal, mas você não sabe em que condições estes sensores operam, como é a programação para que ele afete sua aeronave, nem se irá funcionar sempre. Todos os recursos adicionais de segurança devem ser utilizado como salvaguardas, não como uma ferramentas primárias na pilotagem.

O lado positivo.

Não tem um lado positivo, tem milhares. Desde que eu começei a estudar este mercado, novas utilizações surgem quase todos os dias. Sempre tem alguém com uma idéia nova que pode ser resolvida com um VANT. Abaixo vamos colocar alguns vídeos que recebemos pela internet, com usos reais e muito interessantes destes equipamentos. Vamos lá:

Ao lado temos um drone ambulância, que pode potencialmente salvar vidas, evitando completamente os engarrafamentos e permitindo primeiros socorros antes que a equipe médica chegue. Além de todo o funcionamento do aparelho, há comunicação em tempo real com a central parar orientações.

Outro uso é a entrega de medicamentos em uma ilha remota da Alemanha. Situada a 12km do continente, a entrega (que neste caso foi estudada e regulamentada) também é uma forma de acelerar o processo de cura de enfermidades de maneira ágil utilizando drones.

Segundo o Facebook, menos de metade do mundo tem acesso à internet. Por isto mesmo a idéia é criar um drone gigante (envergadura maior que a de um boeing 747), com o objetivo de levar o sinal a areas remotas. O projeto deles chama-se Facebook Acquila e o primeiro voo foi registrado ao lado.

O lado negro da força.

Vamos começar com a parte tragicômica do mau uso. Pessoas destreinadas, desconhecedoras do equipamento e que provavelmente sequer leram o manual, não estão minimamente preparadas para voar com segurança. Isso inclui todos que estão pilotando a menos de um ano mensalmente.

Como este, existem milhares de vídeo na internet. Procure por “drone crash”, “drone fail” ou similares. Dá pra perceber que algumas situações se repetem bastante, por exemplo batidas em árvores e perda completa do controle.

Agora vamos passar para o mau uso proposital do drone. Sabe aquela visinha(o) super bonita(o), do prédio da frente que você sempre quis ter imagens para posteridade? Então, porque não usar um drone? O que tem demais? Filmei. Pronto! Ah, vamos colocar na internet………NÃO! Imagina se fosse você, sua família, seus filhos, e a imagem caísse nas mãos de alguém bem ruim.

A barbárie começa quando indivíduo(s) acham que tem direito porque podem, aí ninguém tem mais direito a nada. Brigas e guerras começam assim. A proibição dos drones com todas as suas vantagens, também vai começãr desta forma, pelo medo! Mas vale lembrar sempre que quase tudo tem dois lados. O uso correto dos drones pela sociedade ainda vai passar por um aprendizado.

Em 18 de abril de 2016 um drone supostamente se chocou com um avião no aeroporto de Heathrow segundo esta reportagem da CNN. Mesmo que seja um boato, com o número crescente de usuários de drones destreinados, como se pode evitar acidentes? Por mais que você espere uma resposta técnica, a solução e o problema vão estar sempre no lado humano. Treinamento e conscientização são o caminho, ou não estaria gastando horas a fio com estes textos sobre o assunto.

As soluções para o mau uso

Na questão técnica, grandes fabricantes estão cada vez mais utilizando sensores e programação para tornar estes equipamentos mais seguros. Pelo fato de estarem conectados na nuvem, podem receber atualizações de onde e como voar, mas nenhum software é impenetrável e nenhuma invenção. Redundancia, sensores de posição, aproximação, identificação de objetos pela câmera, tudo isso facilita, mas nunca devemos considerar que sistemas são infalíveis.

A única real solução para o problema é a conscientização, treinamento, e o esclarecimento da sociedade. Comprometida com este pensamento, a Skyvideo Brasil oferece TREINAMENTOS para todos os níveis, inclusive voltados para formação profissional.

Você gostou deste artigo?

Se sim, poste uma mensagem no nosso Facebook, no Blog da empresa (abaixo) ou no LinkedIn. Se não gostou, comente! Sempre podemos melhorar!

Coloque o link da nossa página www.skyvideobrasil.com no seu site ou compartilhe no Facebook ou LinkedIn, e ganhe descontos nos nossos cursos! Preencha o formulário de contato informando seu site, onde está o link, seu email e dados de contato que enviamos o código promocional e ficamos à disposição para mais esclarecimentos. 

Comments

comments