Quem criou o primeiro drone ? Porquê ? Qual objetivo inicial?

Bom, se eu tivesse que chutar para que os drones foram criados, diria que foi para a guerra.

A primeira notícia que se tem do uso de veículos aéreos não tripulados foi em 15 de julho de 1849, quando os austríacos utilizaram balões com explosivos no cerco a Veneza, então acertei…….

De lá para cá, os VANTs ou (Veículos [aparelho] Aéreos [que voa] Não [sem] Tripulados [gente pilotando dentro]) evoluíram muito, deixaram de ser levados pelo vento e passaram a ser direcionados e sustentados por algum tipo de propulsor, mas a evolução continuou. Na década de 50 se desenvolveu algo muito parecido com os drones de hoje (abaixo), mas a idéia era carregar pessoas. Só que alguém percebeu que os soldados levados pelo equipamento se tornavam alvos fáceis para os inimigos…… Coisas de guerra.

O crescimento atual dos Drones tem muito a ver com a popularização da eletrônica e do movimento DIY, especialmente relacionado com o Arduino e similares. Ficou muito mais fácil para o publico leigo desenvolver eletrônica relativamente avançada com um pouco de conhecimento, bom senso e as ferramentas disponíveis atualmente. Como o desejo de voar está em muitos, a idéia de fazer um objeto caseiro que pudesse voar se desenvolveu.

Na sequência do desenvolvimento do hobby de aviões, surgiram os multirotores que voam de forma semelhante a helicópteros, o que chamamos de VTOL (Vertical Take-off and Landing). Por serem pequenos e relativamente fáceis de pilotar e construir, se popularizaram muito rapidamente.

Algumas comunidades se especializaram e surgiram plataformas abertas como o Ardupilot (Inicialmente baseado no arduino, por isto o nome, mas hoje baseado em plataformas 32bits), Aeroquad, Paparazzi UAV e outros e, com o crescimento do mercado, algumas empresas começaram a se especializar, como a  Sensefly, Aeryon Labs , Yuneec, Parrot, DJI e outras.

Em 2016, além das associações entre as empresas de drones e outras companhias, alguns grandes players se movimentaram para entrar neste mercado, entre eles a Intel e Google, então nos próximos anos podemos esperar muitas evoluções neste mercado.


Você gostou desse artigo?


Se sim, poste uma mensagem no nosso Facebook, no Blog da empresa (abaixo) ou no LinkedIn. Se não gostou, poste também! Sempre podemos melhorar!

Coloque o link da nossa página www.skyvideobrasil.com no seu site e ganhe dicas exclusivas sobre o uso de drones! Preencha o formulário de contato informando seu site, onde está o link, seu email e contato que enviamos as dicas e ficamos à disposição para mais esclarecimentos. 

Comments

comments